Fevereiro já chegou e seus planos pra 2017 continuam afogados em peru e champanhe?

Eu sei, você está sem tempo, amigo!

Já está trabalhando demais e quando chega em casa está tão cansado que só quer saber de delivery+Netflix+cama.

Então você se pergunta como vai conseguir “andar pra frente” e evitar prometer a mesma coisa no próximo Réveillon. Acertei?

Eu já falei sobre a fórmula mágica do tempo, mas sempre dá pra compartilhar alguns truques de planejamento pra arranjar aquele tempinho escondido no seu dia.

Sabe um tempo no seu dia que está doido pra ser melhor aproveitado?

Seu horário de almoço!

A tradicional 1 hora para o sagrado arroz e feijão já virou 1h30 na maioria das empresas. E, por inércia, você faz todo santo dia a mesma coisa: vai aos mesmos lugares, com as mesmas pessoas, joga o mesmo papo furado sobre futebol-Youtube-dieta, passa metade do tempo olhando pro seu celular e volta à sua mesa pro segundo round.

Meu amigo, 1 hora e meia por dia! Quase 8 horas por semana!

Quanta coisa dá pra fazer com esse tempo?

Eu sei que fazer o social com a galera da firma é importante. Então faça. Mas faça direito! Chame pessoas diferentes pra almoçar: de outras áreas, parceiros, clientes, diretores, estagiários… varie! Aproveite a oportunidade pra conhecer as pessoas por trás do crachá-nosso-de-cada-dia e construir relações mais humanas com elas.

E por que não tornar parte desse tempo meio-morto ainda mais produtiva?

Dá pra finalmente iniciar o projeto pessoal que você sempre adia! Comece com duas ou três vezes por semana. Há tempo para fazer aula de idioma, ir na academia, mergulhar num curso EAD, trabalhar no seu site, app, livro, canal do Youtube ou plano de start-up.

Esse tempo é seu!

Aproprie-se dele e não deixe a inércia levar a melhor.

E, se você é da turma que acha que o almoço é pra relaxar, então relaxe. De verdade! Dê-se o direito de ler um livro, cochilar no carro, jogar videogame, ver uma série, ouvir música de olhos fechados, colorir desenhos ou receber uma massagem. Se é essa sua prioridade, comprometa-se com ela e faça do momento de almoço algo babantemente relaxante.

Ninguém tá falando pra você parar de comer ou virar cliente do mês no Mcdonalds e estrelar no próximo filme do Michael Moore. Mas dá pra comer saudável e sem correria num período mais curto e investir o tempo que milagrosamente sobrará pra fazer algo mais construtivo e que tenha real valor para você!

Todo mundo tem fome, mas não só de comida.

É hora de encarar que a fome da sua alma é maior que a fome do seu corpo!

E, com alguma disciplina e compromisso com você mesmo e suas prioridades, essa fome devoradora que consome energia e sonhos será finalmente saciada! E bem na hora do almoço, olha que conveniente!

Aliás, quando você acha que esse texto foi escrito?