Se tem uma coisa que, pra mim, marca o final do ano é a exibição de filmes de Natal. Adoro. Daqueles antigos até os mais recentes. Assisto a todos. Tenho uma coleção de DVDs inteirinha só com filmes para curtir a chegada dos ares natalinos.

E, antes de qualquer discurso, queria dizer que AMO o lado comercial da data: o personagem da Coca-Cola, as tradições, as comidinhas, os presentes, as musiquinhas, as reuniões, os enfeites, as roupas de cores vermelho-verde-douradas.

Para entrar no clima, sempre faço uma maratona de filmes de Natal para assistir enquanto arrumo a árvore, escrevo recadinhos sacanas pros amigos secretos e tento vencer a corrida da lista de presentes.

Selecionei alguns dos meus favoritos:

20161130-filmes-de-natal-1

 

A Rena do Nariz Vermelho – eu sempre assistia a esse filme no dia de Natal mas, infelizmente, não o acho para comprar (só encontrei links no YouTube e foi assim que o mostrei para meus filhos). É uma animação que imita bonecos de tecido. O boneco de neve Sam conta a história de Rudolf, que ficou conhecida como a rena do nariz vermelho (e que dá nome a uma das músicas mais icônicas do Natal). Para assistir com a mãe, a vó e os filhos.

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-2

 

Papai Noel Existe (The night they saved Christmas) – esse é outro grande clássico da minha infância, que não consigo mais encontrar em lugar algum. Uma empresa petrolífera está perfurando o Polo Norte e compromete, justamente, o esconderijo secreto do Papai Noel.  Este tenta de tudo para convencer o presidente da companhia a parar com aquilo. Adoro a historinha. É um dos primeiros filmes que tenho na memória.

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-3

 

O Natal de Charlie Brown– a animação de 1965 é um clássico e reúne toda a turma do Snoopy (quer dizer, do Charlie Brown). Delicinha embalada por boa música e ótimos diálogos!

 

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-4

 

Milagre na Rua 34 – claro que eu adoro a refilmagem, mais recente, que conta a história da menininha que não acredita em Papai Noel. A mãe, uma super executiva, trabalha em uma loja de departamento e contrata justamente ele, o Papai Noel em pessoa, para fingir que é o próprio e atrair a criançada (e as mães!) para a loja. Tem amor, reviravoltas, tribunal e muitas cenas clássicas em Nova Iorque (existe lugar mais natalino do que esse para um filme?).

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-5

 

Esqueceram de Mim – não é possível começar dezembro sem assistir o fofíssimo MacCaulay Culkin ficando sozinho em casa durante o Natal e enfrentando os bandidos com armadilhas hilariantes – por duas vezes – bem na semana do Natal. O original e a sequência são igualmente ótimos!

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-6

 

Meu Papai é Noel – um homem comum (ou nem tanto assim, já que se trata do cômico Tim Allen) se vê obrigado a ajudar o Papai Noel e tomar seu lugar quando este fica doente. A transformação é inevitável.  Os efeitos especiais retratando a transformação são ótimos!

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-7

 

Os Fantasmas de Scroodge – é um daqueles filmes que são uma ótima lição de moral. Já tinha assistido a uma versão do Tio Patinhas muito hilária (abaixo falo mais dela), mas essa aqui ficou bem sombria. Eu gosto muito de rever também, acho uma bela reflexão para fechar o ano.

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-8

 

Um Conto de Natal do Mickey – a turminha sempre tem histórias ótimas e essa aqui é uma delícia de ver, uma versão ao mesmo tempo cômica e emocionante do Charles Dickens “A Christmas Carol”. Pode ser pra uma sessão da tarde com pipoca e suco de uva (ou Coca-Cola, se preferir).

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-9

 

O Expresso Polar – produção visualmente incrível com uma história realmente diferente. Gosto muito desse filme com a participação do Tom Hanks.

 

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-10

 

Um Herói de Brinquedo – sempre adorei filmes do Arnold Schwartzenegger e nesse aqui ele está demais! Tudo começa quando ele precisa comprar o presente de Natal do filho, o Turbo Man, e vai, na última hora, até uma loja de departamento. Claro que o brinquedo está disputadíssimo e só resta um, pelo qual ele e outro pai rival irão lutar para conseguir agradar os filhos.

 

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-11

 

Operação Presente (Arthur Christmas) – das animações mais recentes, essa é uma das minhas preferidos e reúne várias gerações de Papais Noel (o avô aposentado, o Papai Noel, o filho mais velho e natural herdeiro da função). Porém, um brinquedo esquecido pode comprometer o Natal e, justamente o filho mais desajeitado e magro (Arthur) é quem acaba se envolvendo na aventura para salvar o Natal. É também o momento em que ele descobre sua verdadeira vocação.

 

 

 

20161130-filmes-de-natal-12

 

A Origem dos Guardiões – o bacana desse filme é que, como se não bastasse ter um Papai Noel todo tatuado e bem descolado, ainda traz no enredo a fada do dente, o coelhinho da Páscoa e outros personagens que, pra nós, brasileiros, são mais desconhecidos. A mistura e aventura são muito boas!

 

 

 

 

Outros títulos para você preencher suas tardes de sábado e domingo: “O Estranho Mundo de Jack”, “Gremlins”, “Edward Mãos de Tesoura”, “Duro de Matar” e “Máquina Mortífera”. Apesar de não serem histórias tão natalinas, todos eles se passam durante as festas de fim de ano.

Pra fechar o texto, deixo aqui o link da minha seleção particular de músicas típicas para animar qualquer festa de família (tem de tudo um pouco).

Boas festas!