10Paella é, simplificando muito e tirando boa parte do glamour, um risoto de frutos do mar

Ir para a Espanha e não comer paella é pecado.

A Espanha tem frutos do mar deliciosos, frescos e com grife mediterrânea. Imperdível para quem estiver por lá. Mesmo que você ache que não gosta, ou nunca tenha provado, eu te peço, por favor: experimente!

Antes de dizer qual recomendo, porém, preciso alertá-lo: não coma paella em qualquer lugar!

Existem “paellas-fake” para enganar turistas. Um jeito fácil de identificá-las: em geral, são servidas em panelinhas pretas individuais, aparentemente VIPs, mas com aparência duvidosa e minguada. De longe, você enxerga umas ervilhas no meio. Não, não é legal. Nas famosas Ramblas, inclusive, há um monte de restaurantes engambelando turistas com essas paellas congeladas.

restaurante Salamanca serve a minha paella preferida, que ilustra a foto principal lá em cima. Fica à beira da praia de Barceloneta, tem um serviço prestativo e gentil (coisa rara em Barcelona), e o prato é farto e saborosíssimo.

Sério, de fazer o estômago aplaudir de felicidade. As entradas também são deliciosas, mas geralmente resisto à tentação, com medo de não dar conta do prato principal – que era meu alvo nas vezes em que visitei esse restaurante.

Excelente lugar para almoçar em família, ou até em casal, apreciando uma sangria à beira-mar. Como cortesia, junto com a conta, o garçom atenciosamente traz um licorzinho e um bolo da casa. Efeitos alucinógenos acompanham (brincadeira; mas que o licorzinho é forte, é).

Paella boa não é um prato barato. Mas também não é abusivo. Em geral, os restaurantes servem no mínimo duas pessoas, porque – descobri com minha vizinha valenciana – fazer paella dá uma certa mão-de-obra. Com 25-35 euros (por pessoa) você come feliz.

Se quiser uma opção mais econômica (cerca de 15-20 euros por pessoa, com bebida!), recomendo o La Fonda, escondido numa ruela do bairro Gótico. Clima super agradável, paella modesta, mas deliciosa, custo-benefício surpreendente! Não se espante com a fila, o lugar lota – sinal de que é bacana.

Aqui no Brasil, sei que há excelente lugares para comer uma paella que não deixam nada a desejar dessas aí, do outro lado do Atlântico. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de provar nenhuma, mas adoraria. Tem alguma dica de lugar bacana para indicar?

Conhece algum lugar que sirva uma paella maravilhosa? Comenta ali embaixo e vamos rechear este texto de dicas bacanas.