Se alguma vez te disseram que forró é música de nordestino, te disseram errado. Forró é música de gente boa. Gente que gosta de aproveitar a vida.

Se eu fosse definir de quem é o forró, diria que o forró é do brasileiro. Sim, esse é outro ritmo nosso, criado entre as rachaduras do sertão do Nordeste, mas que diz respeito a todas as regiões dessa Terra mãe gentil.

Luiz Gonzaga, grande ícone e expoente internacional, como compositor e autor desse ritmo, deu origem ao famoso ritmo rastapé, gafieira, rala-coxa ou seja lá como quiser chamar. A nomenclatura pouco importa, sinceramente.

Duvido que algum russo consiga tirar tanto suingue de um instrumento mais pesado que a gaita de fole, como é o acordeon, e ainda sorrir, como o Dominguinhos.

É uma mistura de resiliência com teimosia. Alegria despretensiosa com força e pulso firme. Ritmo cadenciado mas marcado. Já viu isso?

É, brasileiro faz ritmo assim. Brasileiro É assim.

Espero que você tenha orgulho de ser verde-e-amarelo como eu.

Já ouvi que motivos para nos separar, sempre encontraremos. O grande segredo de andar junto e de se relacionar é se lembrar, sempre que possível, das coisas boas vividas em conjunto. Isso fortalece o laço, tira o nó.

Vai ver que a sua paixão pelo país em que você nasceu tá precisando de umas lembranças boas de coisas bonitas que se fazem por aqui, além de laranjas, bananas e café.

Pois eu te ofereço esta playlist, oxente, cabra doido, pra ouvir e se deliciar com mais um ritmo brazuca, e se deixar levar por esse som arretado de bom.

Sou paulista, mas carrego na veia um pouco de cada região do Brasil. Ainda bem.

Se eu gosto de forró? É só estar perto de mim quando qualquer das músicas dessa playlist tocarem. Quando começar a chorar o acordeon, você verá um sorriso largo, orgulhoso e feliz estampado no meu rosto.

Esse é o forró nosso de cada dia, senhoras e senhores, brasileiros e brasileiras. Do Brasil.

OUÇA A PLAYLIST

No Spotify:

No Youtube: