Minha prima foi morar na Nova Zelândia e eu brinquei que era só para ficar pulando de bungee jump. Depois da era do “Senhor dos Anéis”, um amigo também escolheu visitar o país e – claro – infernizei sua vida blasfemando que ele procurava pelos hobbits (mais precisamente, o Frodo).
Piadinhas à parte, quando visitei a Nova Zelândia e, mais recentemente, vim morar aqui, entendi todo o amor envolvido por essa terra incrível. Descobri muitas coisas interessantes e até engraçadas sobre o país. Compartilho algumas delas:
1. Uma fruta? Um pássaro? Não, um neozelandês!
A primeira coisa engraçada que eu descobri sobre o povo neozelandês é que eles se chamam de ‘kiwis’. Sim, a fruta de casca marrom-peludinha e conteúdo verde-azedinho que nós brasileiros tão bem conhecemos (sobretudo em forma de caipirinhas). Ah, então é por isso que eles adotaram esse apelido? Not really. Na verdade, a fruta é que recebeu esse nome porque lembra muito o formato de um pássaro que só existe por aqui. E como os kiwis (pássaros) só existem na Nova Zelândia, nada mais fofo (e engraçado) do que se chamar de ‘kiwi’. Então não estranhe: aqui ninguém é neozelandês, mas, sim, ‘kiwi’.
2. Bom humor para dar e vender.
Outra coisa muito divertida é o (ótimo) humor dos kiwis – e eu vou parar de usar aspas agora que você já entendeu quem são os kiwis a quem me refiro. Ô, povo simpático. Adoram puxar papo e são muito alegres. Aquela história de que gringo é geralmente distante e frio não tem nada a ver com neozelandeses. Se quiser socializar por aqui, piadas e brincadeirinhas rolam soltas.
3. Pés descalços, sim senhor.
Confesso que me assustei, no começo: andar descalço faz parte da cultura desse povo. No verão, é muito comum encontrar pessoas andando descalças por todo lado: na rua, na escola, no shopping, nas lojas. No inverno é mais raro, mas não impossível. Crianças e adultos aqui andam com os pés livres, em contato com o mundo. Já me acostumei e adotei a boa prática, aliás.
4. Vou ali no Mc Donald´s comer uma torta e já volto.
Oi? Tem coisa mais bizarra do que ir numa famosa lanchonete norte-americana e encontrar (com destaque) no menu a famosa “mince pie”? A torta de carne moída faz parte do cardápio porque é o arroz com feijão dos kiwis. Não há uma padaria que não venda a tal “pie”. Desafio você a passar uma semana por aqui sem se render a essa iguaria.
5. Um asiático em cada esquina.
Depois da “pie”, a comida mais popular por aqui é… sushi! É olhar para o lado e, plim: uma lojinha que vende sushis baratíssimos. Não é à toa que os neozelandeses fazem desse prato seu almoço pelo menos uma vez na semana. São bem comuns também os “Take Away” (comida para levar para casa), que vendem o “fish ‘n’ chips” (peixe frito com batatas fritas, prato muito popular entre os ingleses) e incluem no cardápio delícias da culinária chinesa. A imigração asiática já representa mais de 12% da população local. Por isso, é muito comum você encontrar menus, placas, folhetos e propaganda escritos em chinês.
6. Padarias que vendem (só) pão.
Para quem é brasileiro, padaria é sinônimo de um montão de comida boa: doces, frios, coxinhas, PFs e, claro, pão. Aqui na Nova Zelândia, padaria vende pão. Ponto. No máximo, um docinho e uma torta. Nada de balcão de chicletes, chocolates, sorvetes. Nada de frios e laticínios. Lanches na chapa? Nem sonhe. Você entra, compra o pão e vai embora (antes das 14 horas, por favor, porque esse é o horário em que fecham).
7. Café com leite com espuma delícia.
Os kiwis adoram café com leite, especialmente de manhã. Gostam tanto que criaram um tipo só deles, o famoso flatwhite. Há até uma disputa entre os australianos e os neozelandeses sobre quem inventou o bendito. Na versão neozelandesa, tem aquela deliciosa e cremosa espuminha. Hum… Deu vontade? Programe-se: os cafés costumam fechar às 15 horas, porque sim.
8. Oi?
Aqui eles dizem “oi?” também. E não é no lugar do “hi” que a gente estuda. Quando alguém faz uma coisa muito absurda e mal educada, eles podem dizer “oi?” para chamar a atenção desse indivíduo grosseiro. Sim, na Nova Zelândia é uma coisa bem rude dizer “oi?”. Até agora não consigo ouvir sem dar risada. Eles usam até em propagandas.
9. Translation, please?
Neozelandeses não falam inglês: falam kiwi. Sim, há gírias muito engraçadas e difíceis de entender. Não acredita? Dá só uma olhada nessa figuríssima youtuber fazendo piada de si mesma.
10. Feijoa, a superfruta brasileira.
A feijoa é uma fruta – pasme – brasileira que eles amam na Nova Zelândia. Confesso que nunca tinha ouvido falar dela, muito menos provado. Gente! Onde, no Brasil, tem essa tal fruta? Só depois de pesquisar, descobri que na Serra Gaúcha a feijoa é conhecida como goiaba do mato, e tem até propriedades anti-inflamatórias. Pena que no Brasil não seja tão conhecida. Aqui faz sucesso.
Conhece outras curiosidades sobre a Nova Zelândia? Comenta aqui para ampliarmos o post e fazermos um dossiê colaborativo sobre esse lugar apaixonante
.
Se quiser mergulhar mais fundo e ler sobre minha rotina aqui, convido você a me acompanhar no Memórias de um Viajante. A Nova Zelândia é maravilhosa. O seu povo, sua cultura e todo o mais não poderiam ser diferentes.
Nossa, me senti na Nova Zelandia!!!
Também estou indo morar lá, em contagem regressiva…rsrsrs
Me apaixonei de cara!
Que legal, Katia! Realmente é um lugar apaixonante! Boa sorte e ótima viagem!!!
Amei Gabi ! nem sabia que voce estava por ai… beijos
Paola, estou sim, grande mudança.
Feliz que vc gostou do post 😀
Um asiático em cada esquina? Onde vc mora? Aqui em Auckland tem 3425 asiáticos em cada esquina e acho que a população de asiáticos aqui chega a superar numericamente a de Kiwis. É a impressão que tenho quando ando de onibus ou caminho pela cidade!
Oi,Chico. O “um asiático em cada esquina” se refere ao fato de haver muitos restaurantes asiáticos por aqui, e ao grande sucesso dos sushis. Você concorda?