(E duas dicas recentes, uma série e um filme, para renovar o seu repertório)
Eu sempre fui uma criança vidrada em filmes. Se eles eram de fantasia ou ficção científica, eu pirava.
Adorava ver e rever sempre que eles reprisavam (ou quando não havia muitas novidades da vídeo locadora): lá ia eu assistir novamente meus filmes preferidos (para a alegria e paz da minha mãe).
Em geral, a sessão era acompanhada de pipoca (estourada no fogão), suco Tang de laranja e bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Mais tarde, era só rebobinar a fita e assistir “só mais uma vez”. Bons tempos…
Depois de muito ver e rever as animações da Disney (e da Pixar, e outras), meus filhos cresceram e me dei conta que era hora de introduzi-los a um novo universo: o dos filmes fabulosos dos anos 80 e 90. Foram sucesso na hora!
Separei 8 dos meus preferidos (e das crianças também) para fazer esta listinha e animar a sua sessão da tarde.
ET – Criaturas de outro planeta esquecem um dos seus quando fugiram das autoridades americanas e ele acaba fazendo amizade com uma criança local. Acho que foi um dos filmes mais incríveis que me recordo da minha infância. Achava os efeitos especiais simplesmente o máximo. Até hoje me emociono com o filme, as músicas, os personagens. Meus filhos piraram a primeira vez que assistiram e repetiram várias vezes.
Os Goonies – Crianças saem em busca de um tesouro pirata perdido e encontram muitas aventuras. Um clássico com direito a muitos sustos e muita torcida. Quando assisti com as crianças eles simplesmente piraram de tal forma que tivemos que comprar o filme na Apple store para eles verem e reverem sem parar.
Gremlims – Numa viagem à China, um comerciante traz para seu filho um presente inusitado: uma criatura misteriosa. Ele acaba descobrindo que ao descuidar da criatura, se meteu numa grande confusão. Um besteirol cheio de sustos, mas que provoca muitas risadas na criançada – e por isso eles adoram!
História Sem Fim – Eu sempre tive muito carinho por este filme, que conta a história de um menino que começa a ler um livro e as aventuras fantásticas narradas nele parecem estar ligadas com ele. Adorava as criaturas fantásticas do filme. Meus filhos não se empolgaram muito, talvez por conta do ritmo, mas vale a tentativa.
Querida, encolhi as crianças – Um pai inventor cria uma máquina de encolhimento e, sem querer, encolhe o filho que embarca numa eletrizante aventura pelo jardim. Filminho bem legal, de sessão da tarde, mas que faz com que a gente encare os pequenos animais de jardim de outra forma.
Esqueceram de Mim – A família de Kevin vai viajar na véspera de Natal e quando se dá conta, percebem que esqueceram o filho mais novo em casa. Eu simplesmente pirava nas armadilhas incríveis que o Kevin criou para evitar que os ladrões assaltassem a sua casa. Claro que ficavam em casa criando as minhas próprias armadilhas para pegar a minha irmã de surpresa (hi, hi, hi). Já falei no meu post sobre filmes de Natal que não passo um ano sem rever este aqui.
Convenção das Bruxas – é um filme muito divertido que conta a história de algumas crianças que percebem algo estranho acontecendo na cidade e acabam descobrindo que é um encontro de bruxas cheias de planos malévolos. Dava um medinho… As atuações são ótimas e os besteiróis e atrapalhadas provocam deliciosas risadas.
A Família Addams – Claro que é a versão de 1991 que estou falando (as anteriores são boas, mas as crianças não têm lá muita paciência). As criaturas do filme são divertidíssimas e a história e atuações, muito boas.
De quebra, deixo aqui mais duas sugestões que carregam muitas referências dos filmes de ficção dos anos 80, mas que são um pouco mais recentes:
Super 8 – Este filme é de 2011 e conta a história de um grupo de amigos que estava brincando com uma filmadora (Super 8) para fazer um filme zumbi numa estação de trem e testemunha um acidente espetacular. Quando coisas estranhas começam a acontecer na cidade eles decidem investigar o que aconteceu e encontram uma grande aventura (de Steven Spielberg).
Stranger Things – Esta produção de 2016 do Netflix é um novo clássico da ficção científica. Quatro amigos terminam um jogo de RPG e um deles desaparece ao voltarem para suas casas após o jogo. As crianças começam a investigar e conhecem uma estranha menina, a qual chama de Eleven (Onze) e coisas muito estranhas – e assustadoras – começam a acontecer. Para este filme, as crianças precisam ser um pouco grandinhos, mas vale muito a pena acompanhar. Estamos todos esperando ansiosamente pela segunda temporada que estreia logo mais.
Sem Comentário