“…o morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar” – é a continuação da música citada no título.

Eu o completaria dizendo que o brasileiro foi feito de samba. E que isso vai muito além do “ter o samba no pé” que os gringos invejam.

Quando comecei a fazer essa playlist, pensei: bom, é só pegar os sambas mais conhecidos e tal, clicar no artista, abrir seus maiores sucessos e, plim, a playlist estaria pronta. Mas, não. Não foi assim.

Tive que sentir cada música, cada tamborim, cada repique. A batida contagiante de cada uma das 54 músicas que compõem essa playlist tocaram primeiro a minha alma.

Esse ritmo reflete a alma do brasileiro. Assim como o chorinho, a bossa nova, o axé, e tantos outros que o nosso povo – criativo que é – já inventou.

Por isso, o samba também toca a alma do brasileiro.

Reflete dor e alegria. Transborda a coragem do “filho teu que não foge à luta”.

Então, é com os olhos marejados que escrevo este texto para apresentar a vocês uma singela homenagem ao nosso Samba. Feito de cavaquinhos, violões, pandeiros, repiques, rebolos, mas também de pianos, flautas, orquestras. Cantado por vozes únicas e também por outras que, de tão pequeninas, ficam gigantes.

Por mais que seu ritmo favorito não seja esse, ele está aí e faz parte da história das nossas gentes. Assim como os inconfidentes.

Até rimou. O samba me inspirou.

OUÇA A PLAYLIST

No Spotify:

No Youtube: