Quer saber o que fazer com seu dinheiro em 2018?
2018 será um ano montanha-russa, não importando se você se classifica como conservador, agressivo ou arrojado.
Nunca antes na história deste país o ano começou antes do carnaval: dia 24 de janeiro será o julgamento de Lula, e todos os holofotes estarão voltados para o TRF4. A depender do resultado, estoure champagne para um provável Ibovespa rumo aos 100 mil pontos – ou segure as pontas dos prováveis 30 mil pontos.
Mas o impedimento de Lula não significa um Brasil fiscalmente responsável. Será um ano de eleições, e os extremos tenderão a acirrar a separação ideológica do país. Estando o centro indefinido, vê-se que o cenário será fatalmente bipolarizado.
Isso significa que altos e baixos serão mais que comuns no mercado financeiro. É aqui que você vai ver que de fixa a renda fixa não tem nada!
Também não desprezemos os índices de emprego e de juros dos EUA: a depender desses resultados, o Brasil deixa de ser interessante para o capital estrangeiro. E, como esse capital representa cerca de 60% do que é investido no Brasil, você pode imaginar que o fluxo migratório causa grande impacto nos preços dos ativos nacionais.
Prepare o estômago.
O dinheiro que já estiver aplicado poderá (e provavelmente irá) sofrer grandes reveses, e você verá seu patrimônio rolar montanha abaixo.
Por quê você deve investir mais em 2018
Preparar o estômago também significa investir mais.
Oi?
Por quê?
Porque o dinheiro novo vai entrar em ativos bons a preço de banana, e porque o dinheiro velho, aquele que foi montanha abaixo, vai não só se recuperar como crescer muito, depois que o furacão passar – desde que os ativos e os produtos que você tiver escolhido sejam bons e tenham fundamentos sólidos.
Como fazer boas escolhas financeiras
Aqui já tratamos vários temas que podem interessar a você para ajudar a gerir suas finanças de forma a tratar seu patrimônio com o carinho, o cuidado e o respeito que ele merece. Veja alguns deles:
E se eu guardar meu décimo terceiro?
Quer saber o básico para investir em um lugar melhor que a poupança?
Compro uma casa ou moro de aluguel?
É hora de pensar na sua aposentadoria
Reforma da Previdência: como fazer a sua
O banco vai pegar seu dinheiro
O que é esse tal de Tesouro Direto?
Faça seu FGTS render como deveria
Em suma
Quer saber, então, como será o ano de 2018 no setor financeiro?
Será de aventuras. E, ironicamente, ótimo para seu dinheiro e seu patrimônio.
Depende apenas de suas escolhas.
Sem Comentário